Páginas

domingo, 29 de dezembro de 2013

[Resenha] Um Homem de Sorte, de Nicholas Sparks


Título: Um Homem de Sorte
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 349
Ano: 2011


"Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografia dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.". O livro conta a história e trajetória de Logan Thibault, um fuzileiro naval que durante uma missão no iraque encontra uma fotografia e fica cara a cara com uma linda mulher e uma sorte extraordinária. Diante deste fato que marcou sua vida, seu amigo e também fuzileiro naval Victor, o aconselha a "pagar a dívida" com a moça da foto, mesmo ela sendo uma desconhecida. Sabendo da longa jornada que seria e buscando mudar o destino de sua vida, Logan junto com seu cachorro e fiel amigo Zeus, partem do Colorado para Hamptom em busca de Elizabeth Green a mulher que salvou sua vida inúmeras vezes.

Durante a sua jornada em Hamptom, descobre que Elizabeth administra um Canil na parte rural da cidade, onde mora com sua avó Nana e seu filho Ben. Para "pagar a dívida" com Elizabeth, Logan se canditada para trabalhar com o emprego que estavam oferecendo que era basicamente limpar, passear, cuidar e treinar cães. Durante sua estadia em Hamptom, Logan cria fortes laços com a família de Elizabeth e também uma grande rivalidade com o policial e ex-marido de Elizabeth Keith Clayton. 

Durante a leitura do livro percebe-se a dedicação e motivação de Logan para encontrar a mulher da foto, queria lhe agradecer de todo o coração, pode-se até parecer loucura, mas a medida que se vira as páginas e passamos os capítulos percebemos o quanto isso é importante para ele. Outro atributo que pode-se destacar é a sua incessante busca de uma nova vida, em outras palavras "Recomeçar". Por ser um soldado/fuzileiro que já participou em três missões no Iraque dar para se ter uma noção dos horrores e traumas que teve de passar como a morte de pessoas e amigos próximos, então deixou de servir o país e foi servir sua vida. 
Percebe-se nas palavras ocultas do livro, o grande trauma sofrido por Logan nas missões no Iraque, matar e sobreviver são os únicos atributos de um soldado no meio do fogo cruzado e perder amigos não é animador. Os laços criados em uma guerra duram para sempre, o companheirismo e a amizade são dois quesitos para a sobrevivência em uma guerra. Como todo soldado, Logan sofreu grandes riscos, porém, a sorte estava a seu lado, mas não poderia dizer a mesma coisa de seus amigos. Percebe-se também - não muito destacado no livro, mas principalmente no filme - o preconceito contra soldados de guerra. Os fatos relacionados aos traumas, o preconceito e a busca de uma nova vida de Logan podem ser comparados com o filme: Rambo programado para matar, onde Rambo é um veterano de guerra artomentado pelas lembranças do vietnã, e numa viagem  em busca de um colega de guerra passa por uma pequena cidade onde o xerife o toma por um vagabundo e logo depois o prende na delegacia, ou seja, o filme pode ser comparado pelo caráter nômade de Logan, a perda de amigos e o trauma de guerra.

Cartaz do filme: Rambo I

Como se trata de um livro de Nicholas Sparks obviamente terá muito amor envolvido ^^ . Duas músicas que se comparam bastante com as passagens de guerra que na minha opinião o autor deixou muito bem claro, são "Part Of Me" e "Thinking Of You" ambas de Katy Perry cujos os clipes mostram cenas militares e de guerra. Na minha opinião  a música "Part Of Me" retrata o que Logan sentiu com a guerra, porém, no fundo ele não deixou a guerra o usar e não deixou que a parte feliz dele fosse tomada pelos horrores e violência que a guerra traz consigo. E também na minha singela opinião a música "Thinking Of You" retrata os sentimentos de Elizabeth Green cujo o destino reservou o coração de Logan Thibault para ela e também retrata seus sentimentos a respeito de seu irmão Drake Green que também era fuzileiro naval (sentimentos de amor familiar).

Livro totalmente INCRÍVEL!!! Recomendo comprá-lo imediatamente kkkk ^^ 

   

O Filme Um Homem de Sorte foi lançado pela Warner Bros Pictures no dia 20 de Abril de 2012 e é protagonizado por Zac Efron e Taylor Schilling. Vale salientar que a adaptação cinematográfica não é muito fiel ao livro.

Zac Efron como Logan e Taylor Schilling como Elizabeth

De cima para baixo: Logan, Elizabeth, Nana, Keith e Ben


Nenhum comentário:

Postar um comentário